Gabarito dos Exercícios
Introdução à Administração Financeira

Capítulo 1 A ADMINISTRAÇÃO FINANCEIRA EM NOSSO DIA-A-DIA
Finanças
Patrimônio

Capítulo 2 ADMINISTRAÇÃO FINANCEIRA: PARA QUE E COMO?
O objetivo
As funções

Capítulo 3 O GRANDE DESAFIO DA ADMINISTRAÇÃO FINANCEIRA
Liquidez
Rentabilidade
O desafio
Capital de giro

Capítulo 4 ADMINISTRAÇÃO FINANCEIRA: QUEM FAZ?
A direção financeira
A contabilidade
A tesouraria

Capítulo 5 A INFORMÁTICA NAS FINANÇAS


Capítulo 1

1. Apartamento Dinheiro Promissórias a pagar Automóveis Duplicatas.a receber Impostos a pagar Lucros a distribuir Dividendos a pagar Terras Máquinas Contas a receber Salários a pagar Jóias Prestações a receber Caminhões
(B)
(B)
(O)
(B)
(D)
(O)
(O)
(O)
(B)
(B)
(D)
(O)
(B)
(D)
(B)

2. Primeiro é preciso fazer uma pequena pesquisa para levantar os preços e as formas de pagamento, assim como os modelos de computadores que o mercado oferece, tendo em vista as necessidades dos alunos. Paralelamente, todos os alunos precisam fazer um planejamento financeiro doméstico, a fim de determinar os recursos financeiros de que cada um poderá dispor. Definida a quantia total que os alunos podem usar, é preciso confrontar o plano originai de compra com o que efetivamente a turma pode pagar. Só depois disso o grupo de alunos terá condições de efetivar a compra.

Fazer um planejamento financeiro doméstico significa distribuir o dinheiro de que se dispõe para o pagamento das despesas; levantar os recursos financeiros de reserva e verificar onde e quanto do dinheiro pode ser aplicado.

Capítulo 2
1.
3
1
3
1
2
1

2. A proposta do fornecedor 1 é a melhor. Apesar de não apresentar a proposta financeira mais vantajosa para a empresa, o fornecedor 1 oferece a oportunidade de revender as mercadorias compradas, obtendo lucros, em tempo hábil para saldar as dívidas.

3. a) Cabe à administração financeira repassar todos os lucros da empresa a seus acionistas. (F)

Quanto à distribuição dos lucros, cabe à administração financeira direcioná-la também para futuros negócios e reinvestimentos.

b) Tecnologia, competência gerencial e credibilidade são fatores determinantes no valor de mercado da empresa. (V)

c) As empresas não devem sacrificar seus lucros imediatos em troca de benefícios futuros. (F)

As empresas devem sacrificar seus lucros imediatos nos casos em que houver possibilidade de captar benefícios maiores no futuro.

d) Dividendos, bonificações e criação de reservas são formas de destinar o lucro apurado de um exercício. (V)


Capítulo 3
1. O primeiro erro refere-se à compra da máquina: a empresa XYZ Ltda. poderia dispor da máquina de reserva. O segundo erro está relacionado ao alto valor monetário dispendido para a compra da nova máquina (R$ 900,00) e à forma escolhida para saldar a dívida (venda total do estoque em tempo determinado). O valor monetário necessário para o pagamento da dívida em questão é quase equivalente ao valor da venda total das mercadorias. Ao mesmo tempo, o prazo necessário parasaldar a dívida é exatamente o mesmo que a empresa estima para a venda total do estoque. Esse quadro demonstra que a empresa terá dificuldades para dar continuidade a suas atividades operacionais.

2. Valor dos investimentos = 150000,00 + 250000,00 = 400000,00
TR = 500000,00/400000,00 = 1,25

O índice da taxa de retorno é 1,25, o que representa um acréscimo de 25 % sobre o valor investido.

Você pôde observar que, para calcularmos a taxa de retorno obtida pela empresa dividimos seus lucros pelo valor total dos investimentos feitos ao longo do ano.

3. A C =4000,00 + 3000,00 + 10000,00 =17000,00
PC =2100,00 + 2200,00 =4300,00
CCL = 17000,00 -4300,00 = 12700,00

Para acharmos o valor do Capital Circulante Líquido basta subtrairmos os valores dos Passivos Circulantes do valor total dos Ativos Circulantes.

4. a) recursos próprios
b) recursos de terceiros
c) recursos permanentes
d) recursos próprios
e) recursos de terceiros
f) recursos próprios
g) recursos permanentes
h) recursos temporários
i) recursos temporários

5.
4
5
1
3
2


6. a) O grande desafio do administrador financeiro é o equilíbrio entre a liquidez adequada e a rentabilidade satisfatória. (V)

b) Classificam-se como ativo todos os valores monetários adquiridos pelas empresas (F)

Todos os valores contabilizados como obrigações (contas e salários a pagar, fornecedores, etc.) são classificados como passivo.

c) Um trabalho em conjunto dos diversos departamentos de uma empresa, com boa cooperação e comunicação, contribui para a obtenção dos objetivos de liquidez e rentabilidade. (V)

Capítulo 4

1. a) o controller
b) a tesouraria
c) o controller
d) o controller
e) a tesouraria

2. As funções de venda, compra e controle financeiro podem ser distribuídas com a contratação de profissionais específicos. Por exemplo, contratar um assessor para cuidar do controle financeiro, ficando o proprietário com a parte operacional (compra e venda), ou repassá-la também para outros funcionários. A divisão de tarefas possibilita um melhor planejamento das atividades e um controle mais eficaz de todos os processos de trabalho, favorecendo o crescimento da empresa.

3. Para o assessor seriam transferidas as atribuições de planejamento e controle do orçamento da empresa, acompanhamento e fiscalização dos registros da contabilidade e análise dos assuntos fiscais e tributários. Caberia à tesouraria a administração do caixa, o controle dos saldos bancários, as aplicações financeiras, o levantamento dos recursos, etc.

4. Há uma estreita relação, visto que os dados apurados pela contabilidade apóiam de forma importante o trabalho da administração financeira, como, por exemplo, as análises a respeito da viabilidade dos negócios, a avaliação da situação econômicofinanceira da empresa, etc.

Capítulo 5

1. O uso da informática agiliza os processos de trabalho, armazenando dados e oferecendo as informações em menor tempo. Da mesma forma, diminui as falhas geradas por erros de cálculos ou de previsão, garantindo assim maior quaJidade nos serviços.

2. Ao informatizar a empresa, é importante evitar os gastos desnecessários na compra de equipamentos, procurando de .antemão informações a respeito das reais necessidades e vantagens da informatização. Uma vez comprados os equipamentos, é necessário esclarecer aos funcionários a vantagem de seu uso em relação aos antigos processos de trabalho, assim como treiná-los para o uso correto e esclarecer possíveis dúvidas.

MENU
ADMINISTRAÇÃO

ROTINAS FINANCEIRAS
RELAÇÕES HUMANAS